Hortelã / Menta

hortela-menta
Share Button
Por que ela não gosta de vizinhos?

A resposta para essa questão é mais simples do que parece. As hortelãs/mentas não são boas companheiras pois possuem raízes invasoras. Ou seja, se plantadas próximas a outra plantas ou espécies resultarão na morte das companheiras, pois suas raízes crescem e espalham-se muito rapidamente, roubando os nutrientes das plantas vizinhas.

Apesar desse “probleminha” (se é que podemos chamar assim), a presença da hortelã é mais do que bem-vinda em nossas hortas e jardins. Elas liberam substâncias voláteis (óleos essenciais) no ambiente, capazes de afastar (repelir) insetos.

Estes óleos são capazes de deixar moscas, formigas e mosquitos longe da horta.

Sendo assim, o ideal é cultivar as mentas e hortelãs sempre em vasos ou canteiros isolados.

Uma dica muito bacana, é que além de planta-las na horta ou em vasos, você pode fazer saquinhos de tecido e colocar folhas de hortelã ligeiramente cortadas nas áreas infestadas por insetos. Caso não possua a erva fresca, utilize ela seca.

hortela

E pra quem deseja um repelente corporal natural, segue uma receita simples e muito fácil.

      Misture 5 partes de álcool de cereal para 1 parte de óleo essencial (não essência) de hortelã. Agite bem e já está pronto para passar no corpo. A durabilidade é bem menor, aproximadamente 15 dias, mas o resultado é satisfatório.

      Passado esses dias, jogue fora a mistura.

hortela500x325-500x325

Fonte: Plantei

 

 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>